top of page
Buscar
  • Foto do escritorCaroline A. Pinheiro da Costa

Guia rápido: como ler e interagir com poesia

Há esta sensação de que a boa poesia faz com que o topo da sua cabeça pareça sair. Posso acrescentar que também tem havido uma leve brisa a soprar na minha coroa desde meus estudos de Setembro de 2021.


A compreensão de "qual é o significado deste poema?" a "como é que este poema gera o seu poder?" correlaciona-se com a sensação do efeito que cada poesia atinge na sua alma. Este toque acontece sobretudo com algumas ferramentas a serem utilizadas propositadamente. Abre espaço para transcender e voltar a sentir-se vivo.


A leitura de um poema em voz alta e a interação com o mesmo, fará com que se possa ver que um poema é feito de imagens, som, metro, forma e dicção. Para além da forma, será movido por algumas particularidades da poesia, tais como a difamação; é quando se nota que as palavras usadas na escrita dão um significado diferente do que se está habituado. Isto faz com que abrande e abra espaço em si próprio à palavra que se apresenta de outra forma para si.


Dentro da poesia pode também ser introduzido aos usos da linguagem que se referem à inocência ou à infantilidade. Nesses casos, também é convidado a pensar a realidade noutra perspectiva, como por exemplo familiarizar-se com a palavra de um novo ponto de vista.


O uso da metáfora é largamente comum na poesia e uma ferramenta potente para gerar o poder do poema. Na metáfora, está-se a comparar duas coisas que não são semelhantes, mas quando estão juntas vibram e ressoam, criando potência. Ajuda a criar uma visualização ou a aumentar a compreensão das sensações no interior do poema. Se a metáfora for poderosa, verá novamente esse objeto como estranho, e esta é novamente a sensação de des-familiarização que se apresenta.


As piadas infantis más e o jogo de misturar e combinar letras e palavras para criar novos significados também são autorizados na criação e apreciação da poesia. A linguagem é elástica e infinita e a poesia vai para além da linguagem. A poesia é construída no tempo do "e se" para além da sua perspectiva atual. O resultado de entrar em contacto com esta arte é que ela irá inevitavelmente criar a possibilidade divina de novas formas de ver e sentir a vida.


Ps: Partilhando com você a tradução do meu poema favorito escrito por Adrienne Rich em 1974.


Poder

Viver nos depósitos de terra da nossa história

 

Hoje uma retroescavadora divulgada de um flanco de terra desmoronado

uma garrafa de âmbar perfeita com cem anos

cura da febre ou melancolia um tónico

por viverem nesta terra nos Invernos deste clima.

 

Hoje estava a ler sobre Marie Curie:

ela deve ter sabido que sofria de doença de radiação

o seu corpo bombardeado durante anos pelo elemento

ela tinha purificado

Parece que ela negou até ao fim

a origem das cataratas nos seus olhos

a pele rachada e supurante das pontas dos seus dedos

até não poder mais segurar um tubo de ensaio ou um lápis

 

Morreu uma mulher famosa que negava

as suas feridas

negando

as suas feridas vieram da mesma fonte que o seu poder.




0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page