top of page
Buscar
  • Foto do escritorCaroline A. Pinheiro da Costa

Aprofundando a compreensão sobre o Tantra Yoga I

Yoga é um sistema filosófico que busca harmonizar o corpo, a mente e o espírito humano. Na história, acredita-se que Yoga tenha origem nos Vedas, um conhecimento passado oralmente que foi organizado por Vyás Deva há mais de 3500 anos.


Significado

De acordo com os Vedas, Tan significa expansão e Tra significa liberação, representando as técnicas relacionadas ao Yoga. Tantra é uma ciência que inclui meditação, música, alimentação, conduta ética e ásanas (posturas). Yoga, por sua vez, significa unificação com a consciência, seja ela uma consciência Superior, Coletiva ou Interior.


Sendo assim, Tantra Yoga é uma expressão que representa a ideia de que todos os detalhes do universo estão entrelaçados entre si. E que os diferentes elementos do cosmos são fatores externos que afetam as diversas camadas da nossa mente e os diferentes sistemas do nosso corpo. O movimento de expandir e liberar (Tantra) o que está preso no seu interior e, assim, unificar (yoga) o que está dentro do seu corpo e sua mente com o exterior é a proposta da prática.


Yoga no ocidente e o gerenciamento do stress

No ocidente, teve sua ascensão em 1893 com o discurso do mestre Swami Vivekananda no World Parliament of Religions em Chicago nos Estados Unidos, fortificando-se em 1920 com o destaque do mestre Yogananda no país e, logo então, em 1960 com a cultura hippie e a influência Beatle.


O atual estilo de vida das cidades grandes contribui para um stress crônico na maioria das pessoas. A pressão mental de corresponder às expectativas socialmente preestabelecidas como pagar contas, ser pontual, ter boas notas, etc, mantém nosso sistema nervoso em constantemente estado de alerta.


O sistema nervoso simpático em alerta produz adrenalina. Este hormônio possui a função de fazer nosso organismo se defender. Ela faz com que o sangue irrigue mais o coração, os músculos e o cérebro, nos deixando fortes e aguçados para enfrentar o “perigo”. Sendo emitida constantemente em longo prazo a adrenalina pode causar imunidade baixa além de uma mente confusa e irritadiça.


Os benefícios da prática

Um dos principais benefícios da prática do Tantra Yoga é a possibilidade de navegar em um espaço de força e calma que há dentro de cada um. Os ásanas (posturas), a respiração e a meditação são as ferramentas utilizadas para esse caminho de tranquilidade, entrega e presença.


Diversas linhas do yoga possuem o mesmo objetivo de união do indivíduo com a consciência cósmica. A linha do Tantra propõe uma prática calma e pausada, com períodos de respiração e compreensão das mudanças de energia entre os ásanas. As posturas são montadas em uma sequência capaz de ser executadas por iniciantes ou praticantes de nível avançado.


Quando vivenciamos plenamente o Yoga, atingimos o Anandám, que é o amor universal e a bem-aventurança. Sua prática revela que somos além do corpo físico e da compreensão da alma, mas sim uma extensão do Divino. A yoga é, para muitos, um estilo de vida, uma opção espiritual ou uma ética para lidar com os desafios do dia a dia.


Leia o post de continuação clicando aqui. 




0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page